Ainda não é cadastrado? Cadastre-se! - Esqueceu a senha? Clique aqui! [0 itens]

Jogos, comidas típicas e encenação da colheita da uva fazem parte da 18ª Vindima que acontece neste fim de semana .

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O fim de semana será marcado pelo resgate das tradições italianas em Videira. Começa nesta sexta-feira (4) e prossegue até domingo (6), a segunda etapa da 18ª Vindima – festa que marca o início da colheita da uva. O evento acontece na comunidade de Rondinha e  é uma promoção da Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com a Comunidade de Rondinha e a Associação Cultural Rondinha Videira (ACROVI). “No último fim de semana tivemos um baile com a escolha da rainha e agora chegou a vez de festejarmos as tradições”, destaca o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.



Segundo o secretário, como forma de dar continuidade ao projeto de preservação de costumes italianos, o tema escolhido para a Vindima 2011 é Jogos Italianos, oportunidade em que várias localidades do interior estarão disputando um torneio com as modalidades de quatrilho, morina, truco, bisca, bocha e jogo de 48, em dois dias de competições. A realização dos jogos terá apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEV) e da Associação Brasileira de Quatrilho e distribuirá R$ 3 mil em prêmios. “Aliado aos jogos, por se tratar do evento que marca o início da colheita da uva, neste ano a comunidade de Rondinha também vai reeditar a encenação da colheita, tal qual era realizada pelos pioneiros italianos, além da realização da tradicional missa celebrada em italiano”, explica o secretário.


De acordo com Schmitt para esta sexta-feira, dia 4 está programado o tradicional Jantar Dançante Típico Italiano, a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 25,00 e estão à venda através dos telefones 3566 -1866, 3566- 1777, 9126-3663 ou no CEVI, pelo telefone 3566- 4855. No cardápio estarão macarrão, tortéi, galeto, churrasco suíno, saladas, queijo, salame, vinho e pão.


No dia 5 de fevereiro, sábado, inicia o Torneio Jogos Italianos nas modalidades de Bocha e Truco. As inscrições das equipes acontecerão a partir das 15h e são gratuitas. No domingo, 6 de fevereiro, a programação inicia logo cedo:

-8h30: Inscrições das equipes para o Torneio de Jogos Italianos (seqüência da Bocha e Truco iniciadas no sábado e início das disputas de Quatrilho, Bisca, Morina e 48).

-9h: Missa Italiana

-10h: Encenação da colheita da uva segundo os costumes dos pioneiros italianos

-10h30: Início dos jogos

-12h: Almoço

-13h: Apresentação do Grupo de Danças Italianas

-14h: Continuação dos jogos

-18h: Premiação



Silvia Angélica Palma

Assessoria de Comunicação PMV

Foto: Arquivo

Localização

Oferecimento

Tag Cloud



Agenda de Eventos


Rádios online


No Twitter...



Copyright 2008-2013 - EM Soluções para Internet ltda
Todos os Direitos Reservados
Versão 1.8b